O Designer espanhol Oscar Diaz criou um conjunto de talheres feito de garrafas plásticas. O conjunto, chamado de “encontrado”, utiliza como base, garrafas plásticas, que são recortadas e cobertas com cobre estanhado e um revestimento metálico. A colher, garfo e faca, foram todos feitos com partes de garrafas encontradas em supermercados locais. As peças foram selecionadas para que os talheres fossem de fácil manuseio.
O processo de criação começa no supermercado onde as garrafas são selecionados por suas curvas. O uso dessas formas disponíveis, permite uma produção de lotes pequenos, sem a necessidade de qualquer molde. Cada conjunto é único devido ao corte manual de cada peça.
O resultado é uma mistura de artesanato com processos incomuns, o projeto nos leva a repensar a utilização de objetos existentes e olhar novamente ao nosso redor, descobrindo a beleza escondida no banal e nos objetos descartáveis.
O resultado são talheres simples e discretos com alma eco-friendly.
Fonte: Oscar Diaz
Excelente idea,te felicito!!!
CurtirCurtir
Concordo com a Silvia. O PET é um material que está bem encaminhado com relação a reciclagem, e dar um banho de metal me parece menos sustentável do que simplesmente reciclar as garrafas. Deve complicar o processo e o produto final… bom, se for de brinde talvez agrade…
CurtirCurtir
Interessante…
CurtirCurtir
amei! muito criativo! parabéns meus queridos!
CurtirCurtir
Não entendi a finalidade do processo. Acredito que talheres de metal e de plástico sejam recicláveis, se devidamente encaminhados para tanto. Talvez o objetivo seja apresentar mais uma alternativa para a reciclagem das garrafas plásticas. Mas pela foto me pareceu que duas delas são de PET. Bom, aqui no Brasil elas inclusive estão em falta para reciclagem. Porque o problema não é a reciclagem do PET – tem muita demanda para isso – mas o preço oferecido pelas garrafas, que não remunera devidamente os catadores e as cooperativas. Ok, a idéia é bacana, é sempre legal ver design com material reciclado, mas realmente fiquei em dúvida sobre a eficácia desta ideia.
CurtirCurtir
Essa faca nao deve cortar nem manteiga…
CurtirCurtir
como faz o banho de metal? acho que tem que ser feito algo pois fica mole e a faca acho que dificilmente vai cortar alguma coisa! mas a colher e o garfo são uma ótima ideia!
CurtirCurtir
Dependendo da garrafa utilizada, nem é preciso o banho de metal e pode compor um kit lancheira para crianças.
Mas a idéia é genial.
Um grande abraço
Giba
CurtirCurtir