Idéias verdes transformam centro histórico de Lima


Com o objetivo de recuperar o centro histórico da capital do Peru, um grupo de organizações reunidas num evento chamado Gran Semana de Lima ou a Grande Semana de Lima, que pretendia revitalizar o centro histórico de Lima.
Entre as atividades, houve um concurso para intervenções urbanas e um dos vencedores foi esse incrível projeto chamado Green Invasion concebido pelos arquitetos Genaro Alva, Denise Ampuero, Gloria Andrea Rojas e a industrial designer Claudia Ampuero.
Usando pneus reciclados, plástico e grama, a equipe tranformou o concreto da “Pasaje Encarnacion” em um belo parque urbano, ponto de encontro onde as crianças e adultos podem estar mais próximos do verde.

Como em muitas cidades da América Latina, em Lima, há um frenesi imobiliário que avança rapidamente, as construções buscam alcançar a maior quantidade de metros quadrados por pedaço de terra ao preço mais barato, deixando a recreação e áreas de lazer públicas em segundo plano. Enquanto a Organização Mundial de Saúde afirma que um individuo deve ter ao menos 8 metros quadrados de área de lazer, em Lima, há apenas 1,98.
A “Invasão Verde” foi uma resposta verde e uma forma de chamar a atenção para este assunto, mostrando o quão importantes são as áreas públicas e espaços verdes para a cidade e seus habitantes.

Este parque foi deixado no bairro após o final do evento, e as organizações locais e as pessoas foram convidadas para adicionar plantas e artigos a instalação do parque.
Os arquitetos também esperam que isto possa ser um estimulo para outros bairros sigam o exemplo.

Mais informações: Gran Semana de Lima

4 comentários em “Idéias verdes transformam centro histórico de Lima

Adicione o seu

  1. Bonitinho pode até ser, mas é acaba saindo manutenção acaba saindo caro mesmo! Agora acho engraçado construirem várias moradias avançando as matas nativas, derrubam árvores, matam animais silvestres e por aí vai, logo em seguida colocam na frente de casa ou do prédio um gramadinho com uma plaquinha “não pise na grama”! Incoerência e hipocrisia nossa.

    Curtir

  2. Olá ! Embora a idéia de tornar mais verde uma área urbana é uma ótima idéia, a solução de Lima é difícil de ser mantida, grama em montinhos, grama em pneus velhos requerem manutenção constante que é cara, claro que o gosto de usar pneus velhos para mim é duvidos, tem outros usos como usá-los para fazer tubos de esgoto como um brasileiro já está fazendo. Eng.Agr.M.Sc. Paisagista Udo Schmiedt

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: