Conheça as 10 árvores mais famosas do mundo!


O Cipreste Solitário


Este Cipreste solitário se tornou o simbolo da acidentada costa norte da Califórnia. Com cerca de 250 anos, o cipreste, na verdade antecede a maior parte dos assentamentos da região. Inumeras batalhas legais já foram travadas por pessoas requerendo a guarda do famoso Cipreste solitário.

O Carvalho Gigante

Este enorme carvalho com cerca de 800 anos, vive nas florestas de Sherwood da Grã-Bretanha. Segundo a lenda local, o carvalho gigante foi usado como abrigo por Robin Hood e seus homens, seu tronco oco é um esconderijo perfeito. Em 2002, o Carvalho Gigante foi eleita árvore simbolo da Grã-Bretanha. Nos últimos anos, a polícia tem reprimindo pessoas que vendem as sementes do velho carvalho, via internet e para todo o mundo.

A árvore prisão

Este Baobá era usado como uma prisão temporária pela polícia da Austrália, quando transportavam prisioneiros aborígenes das suas casas para campos de trabalho no final do século 19. Hoje em dia, a árvore serve como um lembrete de tempos que ficaram para tráz.

A árvore da vida

Milhares de turistas viajam para o deserto do Bahrein para conhecer uma solitária algaroba, considerada um milagre da natureza. Conhecida como “A Árvore da Vida” , extraordinariamente saudável, ela cresce em meio ao deserto sem qualquer evidência de água.
Até hoje, ninguém está realmente certo de como a árvore conseguiu sobreviver no meio de um deserto árido, sem nenhuma outra vegetação ao redor. Como se diz: Onde há vida, há esperança, e A Árvore da Vida, é fonte de esperança a todos que a visitam.


Árvore Candelabro

Durante a década de 1930, o progresso e as florestas do norte da Califórnia Redwood se cruzaram, no caminho das estradas se encontravam árvores centenárias, nas quais túneis foram esculpidos para permitir a passagem dos carros. Hoje em dia, Árvores Drive-thru como esta, tornaram-se símbolo de uma época onde o progresso e a natureza estavam em conflito direto. Desta época para cá o conflito do homem com a natureza só fez crescer.

A árvore de Anne Frank


Conhecida como a árvore de Anne Frank , este espécime imponente deu esperança a mais famosa diarista do mundo durante os anos da clandestinidade desde sua captura pelos nazistas. Frank descreve a árvore em O Diário de uma rapariga: “Quase todas as manhãs vou ao sótão para soprar o ar abafado de meus pulmões, do meu lugar favorito no chão, eu olho para o céu azul e a castanheira desfolhada , em cujos galhos brilham pequenas gotas de chuva, como prata, e com as gaivotas e outros pássaros que deslizam no vento. Enquanto isto existir, eu pensei, e eu possa viver para vê-lo, este sol, o céu sem nuvens, enquanto isto durar não poderei ser infeliz. “

As árvores da lua

Em 1971, os astronautas da Apollo 14 Stuart Roosa carregava consigo centenas de sementes de cinco diferentes tipos de árvores para a lua como parte de uma experiência para o Serviço Florestal dos EUA .

De volta à Terra, quase todas as sementes germinaram. Hoje, as “Árvores da Lua” se encontram espalhadas por todo o mundo, até mesmo no Brasil.

Árvore do Buda


Poucas árvores na Terra têm o significado espiritual da Árvore Bodhi no leste da Índia. De acordo com textos antigos, Sidarta Gautama, fundador do budismo, passou uma semana olhando para uma árvore de Bodhi, neste local, em gratidão por ter conseguido alcançar a iluminação. A árvore tornou-se um local sagrado para os Budistas, atraindo peregrinos de todo o Mundo. Depois que a árvore morreu, foi substituída por uma descendentes direta.

Hyperion – A rainha das árvores

Hyperion é o nome da árvore mais alta da Terra, com 115 metros de altura. Se trata de uma sequóia e foi descoberta no Parque Nacional Redwood, ao norte de São Francisco, por cientistas americanos, que se dedicaram a percorrer estas florestas localizadas na região litorânea da Califórnia.

A Califórnia também é o berço da árvore mais volumosa do mundo, a sequóia gigante (General Sherman), no Parque Nacional das Sequóias, e da mais velha, chamada Matusalém, que tem cerca de 4.650 anos.

Cedros de Deus

 
O mais famoso bosque de árvores do Líbano, conhecido como os Cedros de Deus, teve um papel tão importante na história, sendo mencionado diversas vezes na Bíblia. Estas árvores estão localizadas em um local remoto, e são tudo o que restou de uma enorme floresta de cedros, que foi amplamente desmatada ao longo da história pelo homem, desde os Reis Salomão, Nabucodonosor.

A citação da Bíblia mostra a reputação alcançada por estas árvores: “As árvores do Senhor são bem regadas, os cedros do Líbano que ele plantou.”

Árvore mais antiga do Brasil

A árvore mais antiga do País é um jequitibá-rosa do Parque Estadual de Vassununga, que se localiza no município de Santa Rita do Passa Quatro, a 253 km de São Paulo. Com aproximadamente 3 mil anos de idade, a árvore tem 40 m de altura e cerca de 3.60 m de diâmetro.

Segundo a Prefeitura do município, a quantidade de madeira produzida por este jequitibá-rosa seria de 190 m3, o que poderia construir aproximadamente 15 mil cadeiras. Estima-se que o exemplar é do ano de 1020 a.C..

Veja Muito + AQUI

Adaptado: Viverde Eco

40 comentários em “Conheça as 10 árvores mais famosas do mundo!

Adicione o seu

  1. Essa informações são de grande utilidade, devendo ser divulgadas com mais presença nos meios de comunicação para que algumas pessoas percebem a importância de arvores no meio urbano.

    Curtir

  2. Este Jequitibá de Vassununga é realmente impressionante. Conheço a história da estimativa da idade em cerca de 3 mil anos. Houve um acidente há uns 50 anos atrás com um exemplar existente na cidade de Leme, sendo, na ocasião, e por iniciativa particular, contados os anéis de crescimento deste exemplar e obtido o comprimento da circunferência do tronco. A contagem ultrapassou a mil anéis. Posteriormente, através da medida de anéis em exemplares abatidos com cerca de 200 anos, estabeleceu-se uma expressão matemática relacionando perímetro a idade. Esta expressão matemática apresentou resultado bastante satisfatório para esta árvore milenar de Leme e para todo o desenvolvimento, até o presente, de um outro exemplar, filho do Patriarca de Vassununga, plantado em 1979. Assim, na ausência de uma melhor abordagem, o Patriarca de Vassununga deve ser considerado com esta idade de 3 mil anos.

    Curtir

  3. Gente eu to impressionada com algumas pessoas que deixaram seu comentário…Não sabe nem escrever direito minha nossa Senhora!Antes de elogiar o trabalho dos outros aprende a escrever certo pelo menos né!!!

    Curtir

  4. Muito lindas todas as árvores!! Adoro!! Já plantei várias, as últimas são 5 IPÊS AMARELO E 1 CARVALHO VERMELHO, no Parque da Cidade, Laranjeiras, Serra E. S. poxa… que pena , não ter a foto do JEQUITIBÁ-ROSA!! ME DEU ATÉ VONTADE DE IR CONHECÊ-LO.
    ABRAÇOS, RAPHAEL

    Curtir

  5. Eu sou Alice Gabrielle Maciel dos Santos e gostei muito deste site, estou tão animada!!!!! Eu tenho apenas dez anos de idade e curto muitissimas coisas na net!!! É!!!!!!!!!!!!!!!!!! Sou de Manaus uma cidade que muitos desprezam , mais é um ótimo lugar de se viver e também tem muitas arvores lindas e legais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! No meu quintal tem 2 mangueiras, 1 pé de carambola, 2 pés de abacaxi e é uma delicia!!!!!!!!!!!!!!!!!! bjs!!!!!!!!!!! Ass. Alice gabrielle maciel dos Santos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  6. Muito legal essas dez árvores mais famosas do mundo gostei muito mais da arvore prisao!!!!!!! Ass. Alice manaus AM de dez anos eu estava vendo o site de voces ao fazer um trabalho escolar Ass. Alice Gabrielle Maciel dos Santos

    Curtir

  7. Walter Simao responde: Sou idoso, e gasto parte do meu tempo observando a natureza. Gosto tambem de fotografar árvores e pássaros. Algumas árvores são de fato maravilhosas. Porem, as que mais me imprecionam são as sequóias gigantes e os baobas de Mandagascar.

    Curtir

  8. Deus as criou com perfeição, grandes ou pequenas, todas são de grande valor.
    Devemos preservar o que Deus criou com muito AMOR.
    Não devemos desmatar, mas sim plantar

    Curtir

    1. Na verdade, baseado em estudos sobre taxas de crescimento da circunferência do tronco na altura do peito em exemplares de jequitibás-rosas, é mais provável que o exemplar de Santa Rita tenha cerca de 700 anos. Ainda assim seria a árvore conhecida mais antiga do Brasil.

      Curtir

  9. Caros amigos,

    Moro em Porto Ferreira, próximo a SANTA RITA. Logo, o parque Vassununga esta a 10 minutos de casa.

    Hoje, passei por lá e fotografei o Jequitibá-rosa, postei em meu blog e disponibilizei as fotos a fim de que conheçam a gigante brasileira.

    Deu me a impressão de ser bem maior que 40 metros.

    Abraço

    Curtir

  10. Só uma errata, sou budista, e segundo consta a história, na realidade Sidharta, o primeiro Buda, ficou uma semana meditando embaixo da arvore Bodhi, localizada em Bodhi Gaya na India. Segundo Se conta, derrubaram algumas vezes a arvore, mas sempre conseguiram faze-la renascer, esta é a terceira arvore.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: