Estudo: 5 minutos em contato com a natureza melhoram saúde mental


natureza
Natureza

Estudos têm mostrado que o tempo gasto em atividades ao ar livre é ótimo para a mente. Segundo pesquisadores da Universidade de Essex , no Reino Unido, os seres humanos têm uma necessidade profunda de contato com a natureza, que proporciona relaxamento para o cérebro ¿ sobretudo para os sobrecarregados pelas pressões modernas. A pesquisa foi publicada na revista American Chemical Society Environmental Science & Technology.

Estudaram dados sobre 1.252 pessoas que participaram de 10 diferentes estudos sobre o tema realizados no Reino Unido. Os estudos analisaram atividades como caminhar, jardinagem, ciclismo, pesca, canoagem, equitação e da agricultura e chegaram a conclusão que os efeitos mais positivos na saúde e auto-estima das pessoas vêm já nos primeiros 5 minutos.

“Pela primeira vez na literatura científica fomos capazes de demonstrar a relação de ‘dose-resposta’ para os efeitos positivos da natureza sobre a saúde mental humana”, disse Jules Pretty, pesquisador e autor do estudo.

Outros cientistas sugeriram que, em geral, os seres humanos devem jogar e brincar mais, reforçando a necessidade de leveza que remonta aos nossos dias de homens das cavernas.

natureza

No novo estudo, realizado na Universidade de Essex, as maiores alterações ocorreram na saúde dos jovens e das pessoas que sofrem de distúrbios mentais, embora pessoas de todas as idades e grupos sociais sejam beneficiadas. De acordo com pesquisadores, todos os ambientes naturais foram benéficos, incluindo parques em áreas urbanas. As áreas verdes com água foram ainda mais benéficas.

“Acreditamos que haveria um grande benefício potencial para os indivíduos, a sociedade e para os custos do serviço de saúde se todos fossem buscar uma ¿automedicação¿ no exercício mais verde”, disse o pesquisador, e co-autor do estudo, Jo Barton.

Fonte: Terra Notícias

37 comentários em “Estudo: 5 minutos em contato com a natureza melhoram saúde mental

Adicione o seu

  1. A verdade e que o contato com a natureza e uma otima terapia, prá acalmar o corpo e ter paz no espirito.
    Não só com árvores podeos nus acalmar mais com a noite, observar a lua, com o céu todo estrelado.
    E maravilhoso!

    Curtir

  2. Se as pessoas pensassem em como seria maravilhoso se o nosso planeta fosse tão lindo quanto as imagens, nosso mundo seria tão mais amoroso por que poderiamos nos distrair com a beleza e esquecer dos problemas dos outros.

    Curtir

  3. Devemos preservar a mãe natureza, preservar o noso planeta, pois ele esta ficando sem agua. Vamos ajudar as criaças e os jovens, vamos plantar arvores, ajudando as nascentes. A natureza agradece. ok

    Curtir

  4. essas paisagens, são verdadeiramente umas das milhares maravilhas do nosso planeta, como eu amo essas coisas, fico fascinada, não sei nem como explicar o que sinto, quando me deparo com essas belezas raras… Helena Alda….11 de julho de 2012

    Curtir

  5. Maravilha maravilha…transcedental…que alegria saber que voces existem,anjos bons.Moro num sitio e aqui é o paraíso.Paz e Luz.

    Curtir

  6. É notável ver comprovada cientificamente uma verdade já comprovada eternamente que ainda vem sendo refutada pelo modo de viver da grande maioria das pessoas que nem sofrendo aprendem a amar a si próprias. Amar e viver a natureza é , antes de tudo, amar e viver o próprio eu eterno, a fagulha divina do ser que é a causa real e única de tudo isto, inclusive dos grandes distúrbios, se soubemos criar a doença como não teremos capacidade de recriar a saúde, o caminho é mais fácil do que paredce. Olhar para o céuvale mais do que um armário de remédios e além de tudo não tem efeitos colaterais a não ser olhar mais para o céu. O mesmo se aplica à natureza da qual o ser humano faz parte. Maltratar a natureza e agir uma forma ímpia con ela é maltratar e ser ímpio a si próprios pois a natureza é parte integrante de cada ser, diga-se de passagem, parte indissolúvel. A terra mesmo sem verde e animais vai continuar rodando pelo espaço vivendo tranquilamente seu ciclo natural que não depende do ser humano. Uma casa habitada ou não continua sendo a mesma casa

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: