Os gigantes do mar em fotos incríveis


As Baleias são os maiores seres vivos do planeta, alcançando 35 metros de comprimento e 150 toneladas, mesmo com toda sua majestade essas incríveis criaturas estão na lista das espécies mais ameaçadas de extinção: Das 11 espécies de grandes baleias, ao menos nove foram severamente afetadas pela ação predatória do homem, de acordo com o Sea World .

Baleia Franca

As baleias francas chegam a atingir cerca de 25 metros de comprimento e pesam quase 70 toneladas, são geralmente pretas com manchas de pele áspera conhecida como calosidades na cabeça.

Apesar de ameaçadas, as baleias franca vivem em todo o mundo, os cientistas acreditam existam aproximadamente 350 no Atlântico Norte, 100 no Pacífico Norte, e algumas milhares no hemisfério sul.

Cachalote

A cachalote é a maior baleia com dentes, com até 26 dentes em cada lado de sua mandíbula gigante, estimativas afirmam que mais de um milhão de cachalotes foram capturados no auge da indústria baleeira.
A cachalote foi incluída à Lei de Conservação de Espécies Ameaçadas de 1969 , Estima-se que existam entre 200.000 e 1,5 milhão de Cachalotes nos oceânos.

Baleia Piloto

As baleias-piloto, chegam a pesar 3.300 libras, é o maior dos membros da família Delphinidae, que inclui também os golfinhos (e as Orcas”baleia assassina”).
São fáceis de treinar e acredita-se serem tão esperto quanto roazes – e eles também são muito sociais, muitas vezes viajam em grandes grupos, segundo a Sociedade Americana de Cetáceos. Costumam nadar próximas a costa, é comum encontrar baleias pilotos encalhadas.

Esta baleia foi fotografada no Estreito de Gibraltar por um grupo de biólogos marinhos.

Baleia Azul

Acredita-se que esta seja a primeira foto de um bebê de baleia azul, este bebê gigante surpreendeu os cientistas ao largo da costa da Costa Rica, aproximando-se do barco, de acordo com a National Geographic. Normalmente, as mães protetoras iriam manter seus filhos longe.
A baleia azul é o maior mamífero do planeta, alcançando o comprimento de até 33 metros e pesando até 180 toneladas.

Mas seu tamanho não as protege do risco de extinção, com menos de 2.000 vivendo em estado selvagem em todo o mundo, após uma geração de caçadores humanos, seguiram-nos ferozmente de 1920 a 1960. As baleias azuis passam o Inverno em regiões quentes e no verão, águas mais frias – podem comer mais de 7.000 quilos de alimento em uma refeição.

Baleia Jubarte

As baleias jubarte são conhecidas por seu talento único – cantar. Suas canções podem ser ouvidas por outras baleias, e é usado para atrai-las durante o acasalamento, durante a alimentação, ou no cuidado das mães com seus filhotes.
Seu estilo de caça é também digno de nota: As jubartes trabalham juntas para encurralar os cardumes, com uma baleia soprando bolhas contra o cardume os forçando a cairem da armadilha.

Orca

 A Orca (Orcinus orca) (popularmente conhecida como baleia-assassina) é o  maior membro da família dos (Delphinidae) a mesma dos golfinhos. É um predador versátil, podendo comer peixes, moluscos, aves, tartarugas, ainda que, caçando em grupo, consigam capturar presas de tamanho maior, incluindo morsas e baleias. O nome baleia assassina provém da tradução direta do inglês “killer whale” e, mesmo sendo incorreto, tornou-se popular, especialmente entre os leigos. É um predador carnívoro, sendo considerada como um Animal de Topo na cadeia alimentar. Pode chegar a pesar nove toneladas. É o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica (logo a seguir ao homem), podendo encontrar-se em qualquer um dos oceanos.

Curiosidade

As orcas têm um sistema social de agrupamento bastante complexo. A unidade básica é a linha matriarcal que consiste numa única fêmea, mais velha, e os seus descendentes. Os filhos e filhas da matriarca fazem parte desta linha, tal como os filhos e filhas destas últimas filhas – contudo, os filhos e filhas de qualquer um dos filhos passarão a viver com a linha matriarcal das suas companheiras de acasalamento – e assim sucessivamente, ao longo da árvore genealógica destes animais. Como as fêmeas podem viver até cerca de noventa anos, não é raro encontrar quatro ou mesmo cinco gerações de orcas vivendo na mesma linha.

Baleia Beluga

As baleias beluga possuem a cor branca devido sua adaptação ao frio, possuem uma espessa camada de gordura que a mantém quente nas águas do Ártico e um cume que substitui sua barbatana dorsal, para que possa nadar sob o gelo. Também se distingue de outras baleias em outro aspecto: as vértebras do pescoço da beluga não estão fundidas, para que ele possa virar a cabeça para os lados.

Baleia Fin

Estas baleias vivem em todos os oceanos do planeta, onde enfrentam uma infinidade de ameaças: Acabam presas nas redes de pesca de navios pesqueiros, escasses de alimento devido pesca comercial e sua caça ilegal (foi proibida para sua caça desde 1976 , embora eles ainda possam ser capturadas na Groenlândia).
As baleias fin são a segunda maior baleia do planeta, com os bebês nascidos com peso de 6000 libras, alcançando 160.000 quando adultas.

Baleia Cinzenta

As baleias cinzentas passam o tempo migrando ao longo do oeste da América do Norte desde o Polo Ártico até a baixa Califórnia, segundo a Sociedade Americana de Cetáceos – que é onde você vai vê-los em expedições de observação de baleias.
Se você chegar perto o suficiente, você também pode ver manchas de cracas brancos que crescem sobre as baleias, e piolhos de baleia laranja, que se alimentam da pele morta das baleias.

Baleia Narval

O narval é um cetáceo de grande porte, com 4 a 5 metros de comprimento e cerca de 1,5 toneladas de peso. Tem uma coloração branca e cinza marmórea e é desprovido de barbatana dorsal. Os machos apresentam uma presa espiralada como um chifre. Este dente é feito de marfim e pode atingir até 3 metros de comprimento, quase de metade do comprimento do animal. Cerca de um macho em 500 tem duas presas em vez de uma.

Sua presa forma um órgão sensorial de tamanho e sensibilidade excepcionais, existem mais de 10 milhões de terminações nervosas saem do centro da presa em direção à sua superfície, em contato com o mundo exterior, permitindo detectar mudanças sutis de temperatura, pressão, gradientes de partículas e provavelmente muito mais, dando ao animal uma percepção única.

Os narvais vivem em pequenos grupos familiares de cerca de 5 a 10 indivíduos, que se reúnem em bandos maiores em zonas costeiras na época do Verão. Nestas alturas estabelece-se uma hierarquização social entre machos, através de lutas que envolvem a presa. Estes animais alimentam-se de bacalhau e outros peixes de águas frias, bem como de cefalópodes. O narval nada com frequência até grandes profundidades em mergulhos que duram até cerca de 15 minutos. A maior profundidade registada foi de 1164 metros e mergulhos até mil metros são comuns.

A população actual da espécie está estimada em cerca de 50 000 indivíduos.

Caça

Os narvais foram e continuam a ser caçados por causa das suas presas de marfim. Na Idade Média, a espécie foi explorada pelos vikings que colonizaram a Gronelândia e que faziam do marfim de narval uma das principais exportações da colónia para a Europa. Com o desaparecimento da colónia da Gronelândia, o narval passou a ser caçado apenas pelas tribos de inuit, que continuam com esta prática por métodos artesanais nos dias de hoje. Com a colonização do Canadá e o advento dos navios baleeiros, os narvais passaram a ser caçados em massa. Actualmente, a caça é permitida com restrições.

Tubarão Baleia

O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é a única espécie da família Rhincodontidae, é conhecido como Tubarão Baleia devido ao seu gigantismo, vive em oceanos quentes e de clima tropical, além de ser a maior das espécies de tubarão, é o maior peixe conhecido, podendo crescer até cerca de 20 m e pesar mais de 13 toneladas. O animal é completamente inofensivo ao homem e alimenta-se de plâncton por filtração. Quando se explica que a maioria dos tubarões não são perigosos para os humanos, esta espécie é geralmente usada como o exemplo principal. Mergulhadores podem nadar ao redor do gigantesco peixe sem problema algum.

Veja + Fotos

Fonte: Viverde Eco

Veja Muito + AQUI

About these ads

57 Respostas

  1. ops! Tem um peixão aí no meio das baleias!!

  2. Gosto muito do site. Adorei este post! São lindas!

  3. Fantástico! Q animais incríveis!
    Só não entendi pq as fotos do Tubarão Baleia aí no final, já q não fala nada sobre ele no texto?!

  4. Olá !!!

    Muito interessante seu post, além de nos trazer ótimas informações para conhecermos mais estes belíssimos animas, foi maravilhosamente ilustrado com estas fotos incríveis !
    Um verdadeiro espetáculo da natureza !

    Grande abraço !

  5. Algumas correções:

    Baleia franca dificilmente passa de 17 metros.

    O maior indivíduo de baleia azul media 33m, .

    Cuidado com informações de WIKIPEDIA. Com certeza absoluta no texto original as medidas dos animais estavam em pés.

    Abraço

    • Na verdade, até na wikipedia a informação está correta.
      Não sei de onde o cara tiro isso.
      80 metros é seria uma coisa absurdamente gigante!!

  6. Da baleia cinzenta é verdade… moro na Baja California e já fui até Guerreiro Negro, onde existe uma enseada onde as baleias vão para reproduzir…. e as cracas estão lá grudadas na pelo o tempo todo….

  7. Interessante.
    Mas só um detalhe.
    A orca não é baleia.Muito menos assassina.
    É o cinema colaborando negativamente.

    • nada ave Ewerton ela e sim

      • AVE?? Aves, definitivamente elas não são! As orcas e as “baleias” piloto pertencem à Família Delphinidae, que é a família dos golfinhos. Portanto, Orcas e “baleias” piloto são golfinhos.
        Bem, são pormenores da Biologia Evolutiva que aqueles que não são da área não são obrigados a saber.
        Já o português… é de bom tom… Sobretudo se alguém pretende “corrigir” outrem… Fica a dica!

  8. [...] Os gigantes do mar em fotos incríveis [...]

  9. Muito show o post, ainda mais para mim que admiro estes animais.

  10. nossa apesar de ter vido essa parte dessa vida das baleias pior causa da materia gostei muito…adoro as baleias por isso digo quem entrar nessa pag ira gostar muito. xau

  11. A baleia que eu mais gosto e a orca ela e interessante e bonita eu achei bom ela saer uma das baleias maiores dos eceanos e site e show tchau.

  12. A baleia que eu mais gosto e a orca ela e interessante e bonita eu achei bom ela ser uma das baleias maiores dos eceanos e site e show tchau.

  13. Otimo, imprecionante. Nunca vi nada tao incrivel

  14. nossaaaaaaa muito lindas a beleia azul muito lindas

  15. eu nunca vi uma coisa assin muito lindas a orca,tubarão baleia baleia azul esisti umontãããããããooooooooooo

  16. balleia muito grande pq ela viver no mar e eu gosto da baleia orcas e baleia jubarte os filhotes são increveís.

  17. eu adorei mas vendo de perto da muito medo!

  18. espetaculo de fotos show de bola!

  19. amo as baleias,acho q são os animais mais fantasticos q existem,fico impressionada com suas grandezas,meu sonho é ver uma de perto,sei q é quase impossivel,mas é sonho.
    amei,show.

  20. SÃO REALMENTE LINDAS QUE PENA QUE O HOMEM NÃO PRESERVA O QUE DEUS CRIOU?

  21. a baleia que eu mais gosto é a azul.

  22. ATEUS SÃO IDIOTAS!
    __________________________________________________

    18 – Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.

    19 – Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.

    20 – Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; (SEM DESCULPAS)

    21 – Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

    22 – Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

    Romanos 1:18-22

  23. vc esta de parabems

  24. Pessoal, Ver essas baleia Incriveis Queria estar la Agora mas pena que não tem como ^^ Espero q mandem mais Fotos…Estou Aguardando!!

  25. Baleia cachalote

  26. a foto 6 e linda de mais ainda mais que sou biologa marinha a 25 anos

  27. que lindos que sao esses animais…..

  28. muito legal e muto lindooooo adore

  29. a foto 6 é linda

  30. LINDA A GRANDIOSIDADE DE CADA BALEIA, SÓ FICO UM POUCO CHATEADO COMO ALGUEM PODE QUERER CAÇAR UM ANIMAL DESSE TÃO LINDO :@

  31. Incriveis! Sao imagens espetaculares, adoro esses animais claro se eu pudesse admiraria pessoalmente, mas como nao posso fico encantada pelas fotos mesmo. Abraço e espero por mais!!!!

  32. na verdade eu vou fazer uma pergunta estas fotos foi tirada no brasil o no estados unidos

  33. legalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll lllllllllllllllllllllllllllllllllllllll!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  34. INCRIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!

  35. Muito interessante

  36. Eu nunca vi coisa tão linda, ainda mais que sou fã numero 1 das baleias, mas odeio pessoas sem escrupulos que não preservam a naturesa que Deus o criador criou

  37. Muito massa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  38. São flores do mar

  39. Eu gosto muito de baleias principalmente das Jubartes mas não entendo porque os seres humanos insensíveis podem fazer mal a esses animais tão magníficos que Deus criou.

  40. A baleia azul é mesmo gigante

  41. Simplesmente achei o máximo.

  42. gente isso e o maximo imagina uma baleia comigo,
    seria muito legal
    principalmente a baleia e meu animal FAVORITO,PREFERIDO

  43. gostei muito desse site eu e minha mãe temos o sonho de conhecer a baleia azul e a nossa preferida a gente ainda vai conhecer e claro tchau gente :)

  44. Cara sou apaixonado por baleias a minha preferida é a jubarte comecei a ter uma paixão pela cachalote e sou fã das narvais, sem duvida esse foi o melhor site de todos em que eu pesquisei informações sobre baleias acho esses animais incriveis realmente são belissimos, meu sonho é descobrir uma baleia monstruosa (por volta de 90 metros) seria otimo se tivesse essa chance, sou viciado em baleias e o seu site esta incrivel cada pessoa que vê esse post vai ficar perplexo de tão bom que ele é, eu fiquei assim, tenho 15 anos e sou um garoto franzino que simplesmente é apaixonado por baleias acho esses animais simplesmente divinos obrigado mesmo pelo site me ajudou muito em tirar umas duvidas e continue assim o site esta perfeito.

  45. gostei muito mesmo adorro bichos grandes!!!

  46. Eu já vi o tubarão baleia nossa ele é enorme muito indo tenho algumas fotos deles estaõ la no meu orkut abraço e até a proxima!!!

  47. que tipo de ser vivo e a baleia?

  48. Bom,eu sou uma garota sem duvida apaixonada pelas baleias
    a minha preferida e a azul e comecei uma fama pela orca e depois me dei conta que gostava mesmo e da cachalote. eu quando terminar o ensino médio vou fazer biologia marinha só para mecher com as baleias
    e no meu niver de 18 anos vou fazer uma festa de baleias so o quanto que sou fã Numero 1 delas.e eu não acho certo os caras la do japao matarem as baleias/elas são tao fieis pra que assassinar elas?
    Bem so queria dizer que amo muito as BALEIAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 599 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: